“Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?” Salmo 121.1
Na jornada que temos neste mundo, muitas vezes nos deparamos com dificuldades. Esses problemas podem ser causados por nós mesmos ou ser resultado do pecado de outras pessoas. De qualquer maneira, situações adversas serão enfrentadas por nós e, em meio a elas, onde é que temos buscado nosso socorro?
O Salmo 121 é um cântico de romagem. Os judeus peregrinavam todos os anos rumo a Jerusalém, a fim de participarem das festas religiosas. E acontece que muitos eram os perigos enfrentados pelos fiéis em sua viagem. Neste salmo em especial, vemos um peregrino que, ciente das dificuldades, se pergunta, talvez de forma retórica, quem é que o socorreria. Então, ele mesmo responde: o meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.
Nós não temos mais necessidade de ir para a cidade santa, mas somos peregrinos neste mundo rumo à Jerusalém celestial. Assim como os judeus viajantes, também encontramos muitos perigos nesta jornada. Diante dos riscos que enxergamos, devemos nos lembrar das palavras do salmista: o meu socorro vem do Senhor, daquele que fez aliança com o seu povo. Daquele que prometeu nos guardar dos perigos que podem causar males fatais à nossa alma. Ele é o Criador do céu e da terra. Com o seu poder, ele projetou e criou o mundo. Com sua onipotência, ele sustenta todas as coisas e dirige a história, de modo que nada foge ao seu conhecimento e ao seu governo.
Quando você se sentir ameaçado ou temendo por sua vida, lembre-se: o guarda de Israel, nosso Deus, está vigilante e pronto a nos socorrer. Ele não dorme e não possui qualquer limitação. Busque socorro no Senhor e descanse nele!